Programa Jovem Aprendiz Petrobras

A Petrobras é a que explora e produz o petróleo no Brasil, além de fazer o refino, trabalhar com o gás natural, a energia elétrica, a logística, a comercialização, distribuição, petroquímica, fertilizantes e biocombustíveis. É uma sociedade anônima que é de capital aberto, atuando de forma integrada e especializada no setor petrolífero.

A Petrobras e seus números

Os números na Petrobras são impressionantes e são em acionistas mais de 600 mil, de empregados somam mais de 63 mil, a sua produção diária chega a 2 milhões e 800 mil barris de óleo, plataformas de produção são 120, 15 refinarias, a produção de derivados são em 1 milhão e 800 barris por dia, em 55 navios, com 7.719 oleodutos e 9.190 gasodutos.

Os números ainda são de 5 unidades de biocombustíveis, 20 usinas operadas de termelétricas, participação em 4 usinas eólicas, 1 usina solar voltaica, mais 8.277 postos de combustíveis e 3 fábricas de fertilizantes. Esses dados tiveram a sua última atualização em maio de 2018.

A indústria de energia e o Jovem Aprendiz

A capacitação é um dos diferenciais do jovem aprendiz e que podem destacar no mercado de trabalho. A Petrobras promove uma qualificação com cursos e bolsas e com o envolvimento de muitas instituições de ensino. Esse é um programa que foi criado pelo Governo Federal, para que esses jovens possam ter a sua primeira oportunidade de emprego.

Perfil do candidato

O candidato para se inscrever nesse programa da Petrobras como jovem aprendiz deverá ser considerado em situação de vulnerabilidade ou carente, tendo um cadastro único do governo federal, a partir de uma renda familiar, com idade entre os 15 até os 21 anos, para as áreas administrativas e 17 anos para as refinarias e os laboratórios de pesquisa e frequentando o ensino regular.

As inscrições

Em cada local no Brasil é feito um processo de seleção para ser um aprendiz na Petrobras, que pode ser bem diferente e aqui vamos citar um modelo desse processo que já aconteceu e que foi realizado em sua última edição para o candidato ter uma noção de como é realizada essa inscrição. Todas essas normas e procedimentos são de responsabilidade desses comitês locais.

Essas inscrições podem ser vistas no site da Petrobras que é o http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/carreiras/oportunidades-de-qualificacao/, clicando depois em Programa Petrobras Jovem Aprendiz, rolando a página o candidato escolhe o seu estado de origem e no Rio de Janeiro, há algumas instituições que são participantes desse programa e a mais famosa delas é o CIEE – Centro de Integração Empresa Escola.

A função dessas instituições conveniadas

Essas instituições conveniadas como é o caso do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), tem a função de assinar a carteira desse aprendiz, que também terá outros benefícios que são considerados trabalhistas. Esse programa tem uma duração de até dois anos, a partir da assinatura de um contrato de trabalho, entre o jovem e a Petrobras.

A instituição conveniada ainda fica responsável pela admissão desses jovens, pela sua gestão, a orientação, docência, supervisão e todo o acompanhamento nesse programa. Com a promoção de uma inclusão social com muita qualificação profissional, que é o objetivo maior do Programa Jovem Aprendiz Petrobras.

A escolha durante o processo seletivo

A escolha durante esse processo seletivo para ser um aprendiz na Petrobras em todas as suas fases é bem criteriosa, são analisados o perfil desse candidato e se principalmente ele é de baixa renda, verificando as suas fichas de inscrição, depois os pré-selecionados são convocados para uma entrevista, para que sejam escolhidos os candidatos que tenham o perfil de vulnerabilidade social.

As etapas completas desse Programa na Petrobras

Os candidatos que são aptos a participarem desse programa de aprendizagem na Petrobras e que passaram em todos os seus processos seletivos, terão uma formação de 4 meses que é básica na instituição social que é conveniada com a realização de temas de identidade, cidadania e conhecimentos sobre a empresa,

Terão curso de qualificação profissional num período de 9 meses no Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) e por último ainda terão uma vivência de até 9 meses, mas com um acompanhamento de um profissional na Petrobras. Durante toda essa vivência na empresa esses aprendizes são supervisionados por gestores, que são locais das unidades na Petrobras.

Os jovens aprovados e os benefícios desse programa

Após esses jovens serem aprovados num processo seletivo que é super disputado, eles receberão alguns benefícios que são além da assinatura da carteira de trabalho, o pagamento de um salário mínimo, o 13º salário, as férias que devem ser de acordo com as escolares, no caso de ainda estiver estudando, com auxílio para alimentação e o transporte.

A prioridade na Petrobras

Uma das prioridades nessa empresa perante tantas é a de promover um trabalho com muita segurança, com prevenção de riscos, sempre incentivando o estilo de uma vida muito mais saudável. A Petrobras também defende todas as boas práticas na relação trabalhista, dentro de uma legislação de trabalho e atendendo a todas as convenções que são internacionais.

A empresa repudia em seu trabalho

A Petrobras repudia veementemente o trabalho infantil, escravo, degradante em toda a sua cadeia de produção, tendo compromissos a serem assumidos perante a sua Política de Responsabilidade, que respeita a todos os seus colaboradores em todas as suas diferenças de gênero, culturas, conhecimentos e aptidões.

A gratuidade nessas seleções

Essas seleções para ser um jovem aprendiz são com inscrições totalmente gratuitas, em todas as regiões brasileiras que antecedem a esse evento, com uma ampla divulgação em todos os meios de comunicação, seja na TV, por meio impresso ou pela internet.

A motivação para esses jovens

Ter uma oportunidade na Petrobras como Jovem Aprendiz é melhorar a vida desses jovens e de toda uma sociedade, com inclusão social, responsabilidade social e com apoio que também é alinhado a todos os objetivos do negócio.

Há também uma colaboração para a conservação do meio ambiente e uma melhoria nas condições de vida desses jovens aprendizes que querem uma oportunidade nessa empresa tão importante para eles e para o Brasil.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.